UFRJ se mantém como a melhor federal do Brasil, segundo ranking internacional

Você está visualizando atualmente UFRJ se mantém como a melhor federal do Brasil, segundo ranking internacional
Minerva, símbolo da UFRJ. Reitoria da UFRJ, RJ, 18/11/2021

Estudo classificou a Universidade na lista das melhores instituições de ensino superior do mundo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi avaliada como a melhor universidade federal do Brasil pela nona vez consecutiva pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes. Divulgada nesta segunda-feira, 25/4, a pesquisa foi feita para o World University Rankings 2022-23, que classificou as duas mil melhores universidades, dentre quase 20 mil instituições avaliadas no mundo.

A UFRJ figurou na terceira posição geral do país. Em primeiro e segundo lugares ficaram duas estaduais, respectivamente: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, a instituição alcançou o posto de quarta melhor universidade da América Latina e, no cenário global, ficou na posição 361, à frente de instituições renomadas como Universidade de Oklahoma (Estados Unidos), Universidade de Oregon (Estados Unidos), Universidade de Sevilha (Espanha) e Universidade de Coimbra (Portugal).

Para o vice-reitor da UFRJ, o professor Carlos Frederico Rocha, o resultado do estudo é motivo de orgulho.

Carlos Frederico Rocha é vice-reitor da Universidade | Foto: Moisés Pimentel (Coordcom/UFRJ)

“A avaliação reflete a expressão da nossa Universidade no Brasil e no mundo. Com ensino, pesquisa e extensão de ponta, continuamos sendo a melhor universidade federal do país e nos destacando na região latino-americana. A partir dessa métrica, podemos ter certeza da qualidade do serviço que é oferecido a todo o corpo social da UFRJ. A sensação é de dever cumprido e orgulho”, declara.

Entre as instituições de ensino superior brasileiras, 57 constam entre as duas mil classificadas, sendo 54 públicas. Além da UFRJ, USP e Unicamp, figuram no top 10 Brasil: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

O ranking

Produzido desde 2012, o CWUR é considerado um dos mais abrangentes rankings mundiais universitários, avaliando cerca de 20 mil instituições. O estudo classifica as universidades considerando quatro indicadores:

• qualidade da educação (quantidade de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas);
  • empregabilidade de ex-alunos (ex-alunos que ocupam cargos de alto escalão nas maiores empresas do mundo);
  • qualidade da faculdade (docentes com grandes distinções acadêmicas);
  • desempenho da pesquisa (publicações e citações).

O CWUR 2022-23 classificou como as cinco melhores instituições de ensino superior do mundo a Universidade de Harvard (Estados Unidos), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos) e as universidades de Stanford (Estados Unidos), Cambridge (Reino Unido) e Oxford (Reino Unido), respectivamente. Veja o estudo na íntegra.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.