Você está visualizando atualmente Rioàmar: novo jogo Didático de Educação Oceânica que integra os rios ao oceano é lançado pelo Projeto Iurukuá na Editora NUPEM/UFRJ

O Projeto Iurukuá desenvolve atividades de Educação Oceânica por todo o território brasileiro. As atividades de extensão são vinculadas ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ. Além das atividades de oficinas remotas e presenciais, o projeto desenvolve produtos como cartilhas, livros, artigos e jogos didáticos para ampliar a rede de educação oceânica.

Recentemente foi lançado pela Editora Nupem mais um jogo didático para a alfabetização oceânica: Rioámar! Trata-se de um compromisso do Projeto Iurukuá com as atividades da Década do Oceano e em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O jogo aborda a dinâmica de integração dos rios com o ambiente marinho, através do fluxo e descarte de resíduos sólidos poluentes. O jogo é interativo e, ainda, proporciona aos interagentes a prática de seleção dos resíduos e reciclagem.

O jogo proporciona de forma dinâmica uma abrangente discussão sobre a importância de conservação dos ecossistemas aquáticos. O jogo já foi aplicado em oficinas envolvendo centenas de crianças e adolescentes na região serrana de Macaé e no litoral de Rio das Ostras.

Segundo um dos coordenadores do Projeto Iurukuá, o Biólogo Caio Henrique Cutrim, atual mestrando da UNIRIO: “o jogo Rioàmar oferece a possibilidade de uso nas modalidades remota e presencial. Trata-se de um excelente material didático que permite a professores e público em geral trabalhar de forma lúdica e coletiva a necessidade de incluir na escolarização elementos que contribuam para a formação de cidadãos conscientes. Dessa forma, instiga a adoção de hábitos sustentáveis para preservar os recursos hídricos e a saúde dos oceanos”.

Este jogo foi desenvolvido através de uma parceria entre membros do Projeto Iurukuá vinculados a 07 diferentes Universidades Públicas do Brasil: Mariana Andrade Nunes (UFLA), Fernanda Smaniotto e Marielle Secco (UNICAMP), Karoline Agostinho (UENF), Aline Pereira (UFTM), Caio Henrique Cutrim (UNIRIO) e Vinícius Albano (UFRJ) desenhos de Ingredy Silva (UFAL) e Mateus Soares (UFV).

O jogo completo você encontra no nosso site: https://www.flowcode.com/page/projetoiurukua

E também no site da Editora NUPEM: https://nupem.ufrj.br/rioamar/