Recepção de Calouros terá visita técnica ao PARNA Jurubatiba

Você está visualizando atualmente Recepção de Calouros terá visita técnica ao PARNA Jurubatiba

A chegada dos novos alunos aprovados pelo Sisu tem agitado as dependências do Nupem neste mês de férias letivas. O primeiro período de inscrição de disciplinas ocorreu nos dias 22 e 23 de agosto e ainda haverá outras chamadas, caso as vagas não sejam totalmente preenchidas.

A Semana de Recepção dos Calouros está marcada para o período de 29 de agosto a 02 de setembro. Como informou o prof. Dr. Petter Erlinger, diretor adjunto de Graduação, “estão programadas apresentação dos docentes e técnicos do Instituto, palestras, atividades do IV Simpósio de Pesquisa do Nupem e ainda uma visita técnica ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, das 8h ao meio dia, no dia 06 de setembro, coordenado pelo prof. Titular do Nupem, prof. Dr. Francisco Esteves”.

Parque Jurubatiba: 22 anos de preservação da fauna e flora | ODEBATEON
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

O prof. Francisco explica que “os alunos que acabaram de ingressar terão a oportunidade de conhecer o único parque que preserva a restinga brasileira e apresenta ainda hoje um mosaico de ecossistemas preservados como em 1500. É importante destacar que o Parna só foi criado porque a comunidade do Nupem se envolveu num movimento científico e social para a sua criação no dia 29 de abril de 1998. Este parque deve à pesquisa de alunos do Instituto sua institucionalização, hoje cientistas renomados que deixaram seu legado”.

Ariela Cardoso e Mônica Pimentel, que juntamente com Leonardo Cassiano, compõem a equipe da secretaria acadêmica.

“Já recebemos 24 estudantes de Macaé e região do entorno, como Rio das Ostras, Cabo Frio e até mesmo de São Paulo. Muitos acompanhados de toda a família”, segundo Ariela Cardoso, da secretaria acadêmica. Estas vagas se destinam aos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, de um total de 40, a serem divulgadas pelo site acessograduacao.ufrj.br.

Todos os inscritos se mostram positivamente surpresos com as dependências do Instituto e vários não abrem mão da clássica foto ao lado da Minerva para postagens em suas redes sociais. A Diretora Geral, prof. Dra. Cintia Monteiro de Barros esclarece que, apesar do corte de verbas federais para as universidades públicas, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade ainda desenvolve plenamente todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através de seus servidores altamente qualificados em diversas áreas de conhecimento, e também devido a políticas de incentivo e financiamento pelos governos municipal, estadual e entes privados. Destaco, neste momento, as pesquisas de monitoramento da eficácia das vacinas para Covid-19, sequelas pós Covid e vigilância genômica”.