PROJETO DE AÇÃO COMUNITÁRIA INICIA ATIVIDADES MUSICAIS

  • Post author:
You are currently viewing PROJETO DE AÇÃO COMUNITÁRIA INICIA ATIVIDADES MUSICAIS
Monitores, Matheus e Júlia, com alunas do projeto

O Projeto de ação comunitária “Educação, esporte e arte: aulas para crianças da Comunidade do Barreto” iniciou suas atividades no dia doze de setembro e já conta com doze alunos da comunidade do entorno do Nupem. Estão disponíveis aulas de música, com acompanhamento de violão e teclado, e ainda há vagas disponíveis nesta primeira turma.

Segundo a Diretora de Relações Comunitárias do Nupem, Profª Giuliana Leal, “este projeto tem um carácter um pouco diferente de um projeto de extensão universitária, ao compartilhar conhecimentos e habilidades que não vêm diretamente das atividades de pesquisa e ensino que fazemos no Nupem, mas que são compartilhamentos de saberes interessantes para nos relacionarmos com o entorno do Nupem”.

Para Clara Tavares, uma das alunas atendidas, “estou gostando de fazer aulas aqui no Nupem. Os professores são muito legais e a forma deles ensinarem é muito boa. É muito bom fazer aulas de instrumentos, pois relaxa a cabeça e é um conhecimento a mais do que aprendemos na escola”. Os monitores do projeto estão bastante animados com a iniciativa. Para Matheus Chaves, o curso “possibilita não só transmitir o amor que tenho pela música, como também experienciar coisas que aprendo no dia a dia no Nupem. Curso licenciatura, então, estou tendo a oportunidade de colocar meu aprendizado em prática, como, por exemplo, a forma de lidar com o aluno, desenvolver didática, programar uma aula e etc”. Julia Ramos revela que “recentemente tive uma lição de vida ao ver uma aluna cantar uma música autoral para mim. Esse tipo de experiência nos ensina muito e nos mostra como o diálogo em sala de aula é importante”.

A profª Giuliana finaliza esclarecendo que “neste momento, foram abertas vagas somente para os alunos da Escola Municipal Olga Benário, mas estamos pensando numa expansão em breve. ” Mas a ampliação do projeto depende de doações de teclados e violões usados. Quem quiser doar, pode entrar em contato com coordenação do projeto pelo e-mail darc@nupem.ufrj.br