Projeto coordenado pela prof. Cintia Monteiro de Barros do NUPEM/UFRJ ganhou o edital da FAPERJ nº 23/2021 “Programa de Apoio à Pesquisa Clínica de Afecções Pós COVID-19– 2021″ da FAPERJ.”

  • Autor do post:
Você está visualizando atualmente Projeto coordenado pela prof. Cintia Monteiro de Barros do NUPEM/UFRJ ganhou o edital da FAPERJ nº 23/2021 “Programa de Apoio à Pesquisa Clínica de Afecções Pós COVID-19– 2021″ da FAPERJ.”

O projeto intitulado: Epidemiologia das afecções pulmonares e neurocognitivas pós-COVID-19 nos munícipes de Macaé: um estudo imunológico e de vigilância genômica coordenado pela prof. Cintia Monteiro de Barros do NUPEM/UFRJ ganhou o edital da FAPERJ nº 23/2021 – “Programa de Apoio à Pesquisa Clínica de Afecções Pós-COVID-19 – 2021” da FAPERJ. O projeto será desenvolvido no NUPEM em parceria com os professores Amilcar Tanuri e Orlando Ferreira do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da UFRJ e, de médicos e biólogos da Prefeitura Municipal de Macaé em uma parceria que certamente proverá dados inéditos sobre algumas das afecções da COVID-19. O edital contemplou apenas 13 projetos no qual este foi selecionado e trará inúmeros benefícios para os munícipes de Macaé.

     O projeto tem como foco avaliar e monitorar algumas afecções pós-COVID-19. A maioria das pessoas acometidas pela COVID-19 se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. No entanto, estima-se que 80% desses pacientes infectados tenham desenvolvido alguma afecção pós-COVID-19 de curto prazo, entre elas destacamos: distúrbios cognitivos, visuais, problemas na fala, na leitura, perda do olfato, problemas respiratórios e renais. Dessa forma, esse projeto visa monitorar o surgimento dessas afecções de curto prazo e relacioná-las com as variantes de SARS-CoV-2 e, também com o tipo de resposta imunológica frente a infecção.