Professora Cintia Monteiro de Barros (NUPEM/UFRJ) recebeu Moção de Aplausos por sua contribuição no combate ao COVID-19 em Macaé.

  • Autor do post:
Você está visualizando atualmente Professora Cintia Monteiro de Barros (NUPEM/UFRJ) recebeu Moção de Aplausos por sua contribuição no combate ao COVID-19 em Macaé.

A Professora Doutora Cíntia Monteiro de Barros  recebeu uma Moção de aplausos da Câmara Municipal de Macaé, proposta pelo vereador Rafael Amorim, em vista de seu notório trabalho de grande relevância para a sociedade Macaense, atuando em pesquisas, projetos e estudos acerca do COVID-19 (Sars-Cov-2) desde 2020, através do “Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa da COVID-19”.

A Moção foi aprovada na câmara no dia 02 de junho deste ano e foi recebida em mãos pela Profa. Cintia no dia 03 de novembro, uma data muito comemorada pela pesquisadora:

“Esta Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Macaé destinada a mim, reflete o trabalho de uma equipe de pesquisadores do NUPEM/ UFRJ que foram pioneiros no diagnóstico molecular da COVid-19 e continuam trabalhando arduamente na vigilância genômica, monitoramento da eficácia das vacinas e nas afecções pós-Covid. Muito obrigado Rafael Amorim pelo reconhecimento. Mais uma vez a Universidade Pública mostra o seu papel social.”

O trabalho capitaneado pela Profa. Cintia no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) realizou mais de 15.000 testes (RT-qPCR) na população macaense em sua primeira fase, através de parceria com a Prefeitura de Macaé.

A moção de aplausos destacou a excelente dedicação e atuação da Profa. Cintia como coordenadora de atuais estudos sorológicos existentes e a serem celebrados, como a Vigilância Genômica, através do Instituto NUPEM/UFRJ, em Macaé:

“Seu dedicado trabalho ressalta a participação e condução feminina na ciência, que vem contribuindo  através do monitoramento de pessoas que foram contaminadas pelo COVID-19, avaliando o desenvolvimento da imunidade na população previamente contaminada e antevendo a chegada de novas variantes que venham surgir e nos afetar.”

O corpo social do Instituto NUPEM/UFRJ parabeniza a Prof. Cintia e equipe de pesquisadores e alunos que vêm contribuindo para o pioneirismo do município nas ações de combate ao coronavírus no estado e na contribuição para a tomada de decisões, pelo Poder Executivo, no controle epidemiológico do município.