Professor da UFRJ é eleito para Academia Brasileira de Letras

Você está visualizando atualmente Professor da UFRJ é eleito para Academia Brasileira de Letras

Godofredo de Oliveira Neto ocupará vaga deixada por Cândido Mendes de Almeida

Godofredo ocupará a cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras (ABL) | Foto:. Reprodução

Godofredo de Oliveira Neto, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi eleito,  na quinta-feira, 9/6, para ocupar a cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O novo imortal ocupará a vaga do sociólogo e advogado Cândido Mendes de Almeida, que faleceu no dia 17/2.

Ao todo, 34 acadêmicos participaram da eleição, na sede da ABL, no palácio Petit Trianon. A cadeira 35 já teve os seguintes ocupantes: Rodrigo Octavio (fundador), Rodrigo Octavio Filho, José Honório Rodrigues e Celso Ferreira da Cunha.

Natural de Blumenau (SC), Godofredo nasceu em 22/5/1951. Em 1976, formou-se em Letras pela Universidade de Paris III (França), onde também concluiu o mestrado, em 1979. É doutor em Letras pela UFRJ e graduado em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II. Tem, ainda, pós-doutorado pela Universidade Georgetown, nos Estados Unidos (2012). Atualmente, é professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ e pesquisador na área de literatura brasileira com foco em modernismo brasileiro e em literatura contemporânea. Em 2011, candidatou-se ao cargo de reitor da UFRJ e chegou ao segundo turno, concorrendo com o professor Carlos Levi.

O novo membro da ABL escreveu mais de 20 obras, além de artigos publicados em jornais e periódicos do país. Romancista e contista, teve os romances Menino Oculto Amores Exilados traduzidos para o francês e foram lançados no 35° Salão do Livro de Paris-2015. Na Bulgária, publicou o livro Ana e a Margem do Rio e ganhou, no Brasil, o selo “altamente recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Já na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle, entre 1982 e 1984, lecionou nas cadeiras de Literatura e Cultura Brasileiras. Foi, ainda, professor visitante de Literatura Brasileira na Universidade de Veneza − Ca’ Foscari, em 2018.

Oliveira Neto foi presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É também pesquisador associado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc/UFRJ) e membro do comitê de pesquisadores da Collection Archives, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).