Você está visualizando atualmente Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é enaltecido como importante unidade de conservação no Livro Infantil “Titica rola-bosta” lançado pela Editora NUPEM

A Editora NUPEM lança mais um livro na série: Educação Ambiental Infantil. O livro “Titica rola-bosta” foi escrito por alunos do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, Caio Henrique Cutrim e Yasmim Alvarenga de Abreu, em parceria com a aluna de Biologia da UERJ, Ingrid Nazarri e com a UFV, com o mestrando Mateus Soares e a professora Dra. Sabrina Almeida. O livro é super ilustrado, dinâmico e com uma leitura que atinge todos os públicos interessados em conhecer um pouco mais da natureza. A história tem como protagonista uma besouro rola-bosta, Titica. Ela faz parte de um grupo de besouros da família Scarabaeinae, os quais possuem reconhecida função ecossistêmica de impacto direto na economia humana, além de serem potencias para diversos estudos ambientais de qualidade de habitats. Dessa forma, podem contribuir para planos de manejo e conservação dos biomas brasileiros. Estes animais, por possuírem hábito alimentar peculiar, comem fezes, são excelentes modelos para trabalhar a desmistificação dos insetos pela sociedade, pois através do reconhecimento da sua importância para o meio ambiente, se tornam potenciais para sensibilização e práticas de educação ambiental.

Um dos autores e idealizador da obra, o professor Vinícius Albano (NUPEM/UFRJ), explica um pouco do que vocês vão encontrar no livro: “Nesta história vamos contar um pouco da biologia e ecologia dos besouros rola-bosta, através da protagonista Titica. A personagem vai mostrar a importância de áreas preservadas permanentes para manutenção de espécies e recursos. Titica vai adentrar no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, a maior área preservada de restinga do mundo, onde vai encontrar alimento e condições para continuar o seu ciclo de vida, aumentando sua família.” Este livro, com autores vinculados a Universidades Públicas brasileiras, é uma obra de acesso gratuito e demonstra o compromisso da UFRJ com a divulgação científica e com a realização de trabalhos extensionistas que alcancem o maior número de pessoas. Este livro foi um produto gerado pelo projeto de Extensão do NUPEM/UFRJ: Etnoentomologia nos Caminhos Darwinianos: educação ambiental intermediando as relações entre homens e insetos de importância econômica e médica. Seguimos juntos e de mãos dadas com a natureza!

Venha com Titica nessa história cheia de surpresas e aventuras! Aqui você vai aprender que ser diferente é fundamental e que todos somos importantes para o funcionamento em equilíbrio dos ecossistemas.

Baixe o pdf completo do Livro no site da Editora NUPEM: https://nupem.ufrj.br/editora-nupem/

Ou no site do projeto: https://www.flowcode.com/page/insetvidas