Parceria entre a Coordenadoria Especial de Proteção Animal e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) e o NUPEM promove capacitação para controle de vetores aos Agente de Endemias do Município

A Coordenadoria Especial de Proteção Animal e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), por meio da sua Comissão Permanente de Formação Continuada (COPEFOCO) em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) realizou mais um curso de capacitação para vinte e três Agentes de Combate à Endemias (ACE) do município de Macaé.

O curso de capacitação intitulado: “Novas tecnologias para controle de vetores” foi ministrado pelo biólogo Jorge Antônio da Cunha Chagas, onde o mesmo trouxe novas perspectivas de controle de vetores com a utilização de equipamentos modernos e que facilitam o trabalho dos agentes em campo. Além disso, o biólogo trouxe um panorama da importância desses equipamentos em cenários epidemiológicos de doenças causadas por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti. Durante o curso também foi ressaltado a importância da utilização adequada de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Essa qualificação faz parte de um conjunto de estratégias para melhorar o trabalho no peridomicílio dos imóveis, visando o combate contra infestações de vetores no município de Macaé, além de proporcionar um trabalho mais efetivo e de segurança para o Agentes de Combate às Endemias. Além disso, a realização dessa capacitação em parceria com o NUPEM/UFRJ permite um trabalho de cooperação entre o setor público e a academia na resolução conjunta de problemas que vem atingindo esferas da saúde, meio ambiente e também sociais.

Agentes de Endemias de Macaé recebem capacitação para o controle de vetores no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ).