Você está visualizando atualmente Parabéns aos novos Biólogos! NUPEM/UFRJ faz sua primeira sessão de fotos de formatura após o início da pandemia

No dia 4 de março de 2022, o NUPEM/UFRJ amanheceu com festa. Desde cedo, uma turma de jovens Biólogos e uma grande equipe fotográfica estavam a postos! Acompanhados de seus familiares, eles ocuparam todos os espaços externos do NUPEM/UFRJ durante uma longa sessão de fotos. O Professor de Evolução, Pablo Gonçalves, testemunhou de perto a alegria dos jovens biólogos. “Hoje cedo no NUPEM/UFRJ tive a grata surpresa de me deparar com nossos formandos!” Sem dúvida, é um momento de grande alegria! A realização de um sonho para muitos, e um grande motivo de orgulho para seus familiares. O NUPEM/UFRJ, nossa Casa Amarela, certamente se sente honrado em ser escolhido como local para registro de um momento único e tão importante na vida de muitos.

O recém-biólogo Vinnícius Machado Schelk Gomes se emociona: “Como aluno do Instituto, fazer parte da sessão de fotos dentro da unidade foi um fechamento de ciclo, que cimentou todos os anos que passei dentro do NUPEM/UFRJ. Nesse dia foi difícil me lembrar todos os momentos de aulas, dias no laboratório e das comemorações que participei, sem me emocionar com os momentos que passei dentro da casa Amarela.” Vinnícius agora pretende ingressar em Pós-graduação no campo da Bioinformática, onde atualmente há um campo de trabalho muito promissor.

Gabriel Lessa Anthero exalta o momento: “Vestir a beca de formando e tirar fotos com amigos e familiares foi de muito carinho e muita esperança em dias melhores. Durante esse período de muitas incertezas vimos que valeu a pena cada minuto e dar orgulho a quem nos acompanha e apoia nosso esforço em querermos seguir nossas carreiras. Muita história cada um de nós representou nessas fotos, foram anos de muita dedicação e muito aprendizado no NUPEM. Um misto de emoção e sentimentos de felicidade a encerrar um ciclo, mas não finalizar a história que continua em nossas vidas! Muito grato!” Gabriel agora está planejando sua mudança para São Paulo, onde foi aprovado no curso de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade Paulista de Medicina da UNIFESP, com um importante projeto em neurodesenvolvimento.

Gesily de Souza Aguiar deve continuar aqui perto da gente. Ela é atualmente Assessora da Vereadora Iza Vicente, em Macaé. “A sessão de fotos foi finalmente a materialização do fim de um ciclo muito importante que é a nossa graduação. Esses anos finais foram muito difíceis, pois quando chegamos ao fim do ciclo, nos vimos presos no loop infinito de incertezas, até mesmo da continuidade das nossas vidas. Mas poder vestir a beca, estar com a nossa família e poder nos considerar, finalmente, professores de biologia, é um sonho que finalmente se torna real. Formar durante a pandemia tem esse sabor agridoce: é amargo, pois sofremos obstáculos que nenhum dos nossos veteranos sofreu, e que esperamos que ninguém depois de nós passe. Doce, porque conseguimos vencer. Não somente chegamos ao fim do curso e transpassamos todos os obstáculos que já esperávamos, mas todos os inimagináveis que pegaram a nós e ao mundo de surpresa. É isso, vencemos!” É importantíssimo ressaltar que muitos profissionais formados pelo NUPEM seguem atuando regionalmente em suas profissões. “Pretendo continuar utilizando o que aprendi na Universidade em prol do município de Macaé, seja como Assessora, Professora ou Pesquisadora, pois também pretendo continuar estudando e dando seguimento à minha pesquisa, que é voltada para a área de saúde das mulheres” complementa Gésily. É com esse espírito e com a vitalidade de nossos jovens formandos que o desenvolvimento da região norte-fluminense segue atrelado ao NUPEM e à UFRJ.

Parabéns a todos os nossos novos Biólogos, e que todos sigam seus caminhos levando a frente aquela semente plantada em cada um pelo NUPEM.