NUPEM/UFRJ forma biólogos e licenciados preparados para os desafios do futuro

Você está visualizando atualmente NUPEM/UFRJ forma biólogos e licenciados preparados para os desafios do futuro

A formatura da turma de 2022 dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ foi celebrada na quinta-feira (17/02/22), de forma remota, pelo canal do Youtube do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ.

Segundo o diretor do NUPEM/UFRJ, Prof. Dr. Rodrigo Nunes: “O NUPEM tem um histórico formativo e social bastante rico e ao longo dos seus 27 anos de existência formou estudantes dos mais diversos níveis educacionais: graduação, mestrado, doutorado, atividades de extensão e etc. (…) O NUPEM/UFRJ tem muito orgulho de vocês. Vocês evoluíram e hoje são profissionais que fizeram escolhas excelentes durante toda a graduação. A casa amarela (apelido pelo qual o NUPEM é conhecido) continua aberta pra vocês fazerem mestrado, doutorado ou cursos de extensão. Não abandonem a casa amarela porque a UFRJ precisa de vocês”. O Professor homenageou o Ex-Reitor Aloísio Teixeira, que teve a coragem de criar o primeiro campus de ensino, pesquisa e extensão fora da capital. E finalizou dizendo: “Cultivem o amor, cultivem a esperança e, principalmente, não fiquem distantes do conhecimento. A Universidade é o local do conhecimento assim como as escolas. Estimulem os alunos, estimulem os colegas e não desistam da Educação Pública. A gente vive num país que precisa de pessoas como vocês. Parabéns!”.

Orador da turma de bacharelado, o Biólogo Vinnicius Schelk, relembrou momentos marcantes da turma como as aulas presenciais e remotas, as saídas de campo e momentos de descontração. Muita emoção tomou conta de todos neste instante.

Já o orador da turma de licenciatura, o recém-formado Professor Gabriel Lessa,destacou: “Vale muito a pena cada aprendizado, dentro e fora das salas de aula: a fábrica de conhecimentos também é a fábrica da vida (…) Hoje estamos nos tornando Professores e Biólogos com muita história e uma bagagem imensa para contribuir para a sociedade e difundir conhecimento”.

O Professor homenageado, Prof. Dr. Fábio Leite, sugeriu à turma: “Não lutem sozinhos. A luta pela educação gratuita, laica e de qualidade deve ser sempre coletiva. Juntos sempre somos mais fortes”.

A Professora homenageada, Prof. Dra. Ana Petry, disse aos recém-formados: “Muito obrigado pela homenagem. É uma honra enorme e também é uma grande responsabilidade estar aqui recebendo essa homenagem. (…) Pelas pesquisas que vocês conduziram, vocês contribuíram para aumentar o conhecimento e para difundir o conhecimento para a sociedade”.

A coordenadora do bacharelado, a Prof. Dra. Raquel Gestinari, desejou: “…muito sucesso na carreira e que vocês sejam muito felizes em suas escolhas”.

O coordenador do curso de licenciatura em ciências Biológicas, Prof. Dr. Marcos Paulo, disse: “Todo o corpo social do NUPEM/UFRJ tem uma parcela dentro desse processo da formação de vocês. Tenho certeza que vocês são gratos e colocaram muito claramente isso na fala de vocês. Isso é muito bonito da parte de vocês esse reconhecimento. (…) Eu aprendi muito com vocês e agradeço muito”.

A Coordenadora de apoio ao Ensino de Graduação do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, a Prof. Dra Samantha Monteiro Martins, declarou: “Estou extremamente emocionada porque eu considero essa casa amarela uma casa produtora de conhecimento, pesquisa, e extensão. Mas acima de tudo é uma casa acolhedora. (…) Eu acredito que vocês tiveram o privilégio e a sorte de conviver com pessoas extremamente capacitadas e extremamente humanas. Muito sucesso pra vocês e brilhem! Levem o nome da UFRJ, essa instituição que todos nós amamos”.

A prof. Dra  Tatiana Ungaretti Konno foi a mestre de cerimônias e declarou: “Tenham coragem. Tenham perseverança. (…) Quero desejar tudo de bom para vocês. Espero ter feito um trabalho digno, à altura de vocês”.

O evento contou com mais de 150 espectadores no momento e agora já conta com mais de mil visualizações.  Assista à colação de grau no link:

Formandos:

MAVIAEL LENART SILVA

THALYTA SANTOS AMORIM

THIAGO NASCIMENTO COUTO

Desejamos muito sucesso nessa nova etapa da carreira! Parabéns!