Você está visualizando atualmente NUPEM/UFRJ CRIA LAÇOS PARA REFORÇAR A COOPERAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE O BRASIL E PERU

O Laboratório Integrado de Diversidade Biológica, Química e Molecular (LIDiBiQuiM) do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ recebeu entre os dias 14 de março e 05 de abril de 2022, pesquisadoras da Universidad Catolica de Santa Maria, Arequipa, Peru. As duas pesquisadoras fazem parte do projeto “Evaluación y caracterización del comportamiento de los biocompositos elaborados a base de alginato de calcio con las algas Chlorella Vulgaris, Scenedesmus quadricauda y la arcilla activada bentonita frente a la adsorción del arsénico contaminante natural del Rio Tambo-Islay” coordenado pela Profa Monica Meylin Yugra Condori da mesma Universidade. Durante esse período, Lucia e Greta estiveram sob a supervisão dos professores Angélica Soares e Mário Schultz e receberam treinamento em diferentes técnicas das áreas de química de produtos naturais marinhos, química analítica e inorgânica. O LIDiBiQuiM possui diferentes equipamentos adquiridos através de projetos financiados pela FAPERJ, CNPq, PETROBRAS e o MEC, o que tornou possível iniciar o conhecimento de técnicas como cromatografia, espectrofotometria de absorção atômica e espectroscopia na região do infravermelho.

Segundo as pesquisadoras, “A oportunidade de compartilhar conhecimento com os professores Angélica e Mário, e trabalhar com essas técnicas serão imprescindíveis para o desenvolvimento do projeto no retorno para Arequipa”. A visita técnica propiciou um estreitamento de laços entre os dois centros, de um lado a Universidade de Arequipa que está iniciando suas atividades de pesquisa com o apoio do governo Peruano, e do outro, o nosso Instituto com a experiência em diferentes áreas.

Por fim, as pesquisadoras e os professores do NUPEM se reuniram com a professora Mônica Condori para o estabelecimento das diretrizes para uma cooperação internacional, através da elaboração de um convênio institucional que favorecerá a criação de novos projetos e o intercâmbio de alunos e pesquisadores dos dois países.

Registro do treinamento recebido do Prof. Mário Schultz e do servidor Roberto de Souza Silva no equipamento de absorção atômica do LIDiBiQuiM/NUPEM