Você está visualizando atualmente NOVO LANÇAMENTO DA EDITORA NUPEM TRIBUTO AO EDUCADOR E PESQUISADOR BRASILEIRO NELSON MACULAN FILHO, PRECURSOR DA INTERIORIZAÇÃO DA UFRJ

Em comemoração aos 80 anos do educador, pesquisador e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990-94), professor Nelson Maculan Filho, a Editora Nupem lançou em abril de 2023, a obra “Tributo a Nelson Maculan Filho, Precursor da interiorização da UFRJ, pelo seu 80º aniversário”, de autoria do Prof. Francisco de Assis Esteves, Titular do Nupem/Centro de Ciências da Saúde, da UFRJ. Esta obra está inserida na série da Editora denominada: “Temas NUPEM”

Membro da Academia Brasileira de Ciências e de várias academias mundo a fora, o Prof. Maculan, que ingressou na UFRJ em 1971, obtendo o título de professor Emérito em 2014, teve atuação em áreas desde matemática até psicologia. Pela sua grande e diversificada obra, Prof. Maculan é considerado um dos maiores cientistas brasileiros na atualidade. Além disso, conforme relato do autor, “esteve sempre ao lado dos estudantes e colegas da UFRJ, na defesa de seus direitos individuais e na preservação de suas liberdades. Não foram poucas as ocasiões em que interveio, pessoalmente, pela libertação de alunos presos ou perseguidos

Mas para o instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem, seu apoio incondicional à institucionalização do Campus Macaé Prof. Aloisio Teixeira foi primordial. “Foram signatários do primeiro convênio, entre a Prefeitura de Macaé e a UFRJ, o Prefeito de Macaé, o médico e ex-aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Carlos Emir e o Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Nelson Maculan Filho”, relembra o prof. Francisco Esteves.

Com texto fluido e de fácil entendimento, a obra Tributo a Nelson Maculan Filho mostra uma das vertentes acadêmicas e administrativas de um dos maiores cientistas e pensadores brasileiros. A obra também marca, de maneira singular, a historiografia da UFRJ. O texto relata fatos e etapas do processo, até então inéditos e que irão despertar grande interesse por aqueles que estudam e vivem o processo de interiorização das universidades brasileiras.

Baixe aqui o texto completo.