Mais de 20 áreas da UFRJ estão entre as 200 melhores do planeta

Você está visualizando atualmente Mais de 20 áreas da UFRJ estão entre as 200 melhores do planeta

Estudo britânico destaca três áreas da Universidade entre as 100 melhores do mundo

De acordo com o QS World University Rankings by Subject 2022, divulgado nesta quarta-feira, 6/4, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está entre as 100 melhores universidades do planeta em três subáreas do conhecimento: Arquitetura, Antropologia e Estudos de Desenvolvimento. 

O campo de Arquitetura da UFRJ — ligado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) — figurou em 2º lugar no Brasil. A subárea pertence à área de Artes e Humanidades, setor mais forte da instituição na avaliação, que ocupou a 3ª colocação no país.

Estudos de Desenvolvimento — área do saber ligada ao Instituto de Economia (IE) e ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) — destacou-se na 1ª posição no Brasil. Além disso, a subárea Antropologia — ligada ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) — ficou em 2º lugar no país. Ambas pertencem à área de Ciências Sociais e Gestão, que figurou na 4ª colocação nacional. 

Além disso, das 32 disciplinas avaliadas na instituição, 23 se destacaram entre as 200 melhores do mundo.

A professora Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ, celebra.

teetete

A UFRJ continua muito bem avaliada internacionalmente devido à alta qualificação dos seus servidores professores e técnicos-administrativos, o que atrai os melhores estudantes. Ressaltamos que esse resultado é fruto de enorme esforço na manutenção das atividades acadêmicas, apesar dos repetidos cortes orçamentários e da pandemia. Com relação à diminuição orçamentária, poderá haver reflexo negativo no futuro e a história será contada apontando os responsáveis, que não fazem parte da comunidade acadêmica. A Reitoria continuará trabalhando com muito empenho para que nossa Universidade seja cada vez mais bem sucedida, porque o sucesso dessas instituições de ensino, pesquisa e extensão significam o avanço do Brasil como nação verdadeiramente independente.

Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ
| Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

Top 101-150

Arquitetura, Antropologia e Estudos de Desenvolvimento não foram os únicos destaques globais da Universidade. Isso porque a UFRJ apresentou nove subáreas entre as 150 melhores do mundo, todas oscilando entre segundo e terceiro lugar no Brasil. 

Confira a lista e sua posição no país:

Subárea Posição no Brasil
Engenharia Civil e Estrutural
Engenharia Química 
Estatística e Pesquisa Operacional 
Farmácia e Farmacologia
Geografia 
História 
Linguagens Modernas 
Política e Estudos Internacionais 
Sociologia 

Top 151-200

Outros 11 campos da UFRJ se posicionaram entre as 151-200 melhores do mundo. As subáreas de Arqueologia e de Linguística apresentaram destaque nacional, alcançando o primeiro lugar no Brasil. Veja: 

SubáreaPosição no Brasil
Arqueologia 
Arte e Design
Ciência da Computação e Sistemas da Informação
Ciências do Ambiente
Enfermagem
Engenharia Elétrica e Eletrônica
Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Manufatura 
Física e Astronomia
Linguística
Matemática
Química

Top 200-251

Outras cinco subáreas do conhecimento ocuparam o grupo dos 200-251 melhores do planeta. Destaque para Medicina, que permaneceu em segundo lugar no Brasil, representando o ensino de ponta da UFRJ na área. Confira: 

SubáreaPosição no Brasil
Ciências Biológicas
Ciência dos Materiais
Direito
Economia e Econometria
Medicina

Top 251-350

Por fim, outras quatro subáreas da UFRJ destacaram-se no grupo das 251-350 melhores do planeta. Os campos de Língua Inglesa e Literatura e Psicologia ocuparam a segunda posição no Brasil. Veja no conjunto: 

SubáreaPosição no Brasil
Contabilidade e Finanças
Educação
Língua Inglesa e Literatura
Psicologia

O estudo 

Produzido pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em ensino superior, o estudo avaliou 1.543 instituições classificadas em 51 assuntos divididos em cinco grandes áreas do saber. São elas:

  • Artes & Humanidades; 
  • Ciências da Vida & Medicina; 
  • Ciências Naturais;
  • Ciências Sociais & Gestão e 
  • Engenharia & Tecnologia. 

O ranking classifica as universidades considerando cinco indicadores: 

  • reputação acadêmica; 
  • reputação perante o empregador; 
  • citações por artigos científicos;
  • índice H (proposta que visa medir a estabilidade do impacto e da qualidade do trabalho publicado pelos cientistas das instituições) e
  • métrica da Rede Internacional de Pesquisa (IRN) — introduzida apenas em 2022. 

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.