Macaé +Sustentável tem participação de professores da UFRJ na edição 2022

Você está visualizando atualmente Macaé +Sustentável tem participação de professores da UFRJ na edição 2022

O evento Macaé + Sustentável 2022 ocorreu no dia 29 de julho, dia do aniversário de 209 anos do município, às margens da Lagoa de Imboassica, e contou com participação ativa de professores do Nupem e do Campus Macaé.

A cerimônia foi organizada pelo professor do Instituto Politécnico da UFRJ Macaé, prof. Carlos Eduardo Lopes, que esclareceu o objetivo do encontro: “motivar uma maior interação entre universidade, sociedade e empresas voltadas para a sustentabilidade; e levar aos alunos empreendedorismo com potencial social e de inovação”.

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Juninho Luna; pela Diretora geral do Nupem, profª Cintia Monteiro de Barros; por Eduardo Custódio Abrão, gerente da empresa Transforma; pelo presidente da ONG SOS Praia do Pecado, Leonardo Machado; e pelo coordenador técnico do INEA, Magno Gravitol Peixoto.

Segundo o secretário Juninho Luna, o evento gerará carta com anseios da população para que “a Prefeitura de Macaé, a Secretaria de Meio Ambiente e seus parceiros encontrem as melhores soluções de sustentabilidade para o município”.

A profª Cíntia Monteiro de Barros esclareceu que “temos que nos concentrar na busca da ‘saúde única’, cujo objetivo é unir a saúde humana à saúde animal e ao meio ambiente. Somente desta forma, nosso futuro será efetivamente sustentável. O Nupem trabalha com este conceito e está à disposição, com seu curso de graduação em Biologia e suas pós-graduações em saúde, meio ambiente e ensino”.

O primeiro palestrante foi o prof. Rodrigo Lemes Martins, que destacou a importância de um evento como o Macaé + Sustentável, que possibilita a interação entre a academia e o setor produtivo no assessoramento de temas como criação de unidades de conservação particulares, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), e recuperação de matas nativas. “As universidades têm o dever de participar ativamente na conservação do ambiente natural, gerando conhecimento e apontando possibilidades concretas. Acredito que sete minutos em contato com a natureza são mais eficientes que qualquer terapia.