Você está visualizando atualmente I Simpósio de Extensão do Nupem premiou trabalhos e refletiu sobre as práticas para a conservação e desenvolvimento sustentável.
Equipe organizadora e participantes do evento

O I Simpósio de Extensão do Nupem ocorreu no período de 11 a 15 de julho de 2022, com o tema sobre as práticas para a conservação e desenvolvimento sustentável em uma perspectiva multidisciplinar. O evento totalizou 180 inscritos e foram submetidos 76 trabalhos, sendo 63 trabalhos de discentes de graduação, seis de discentes de pós-graduação e sete de apresentadores externos. Doze apresentações foram premiadas com menção honrosa e 12 como melhores trabalhos do Simpósio.

A solenidade de abertura contou com a participação da Magnífica Reitora da UFRJ, Professora Doutora Denise Pires de Carvalho, que reafirmou a importância da extensão universitária. Ela destacou que “o NUPEM é um dos Institutos da UFRJ que atua no Ensino, Pesquisa e na Extensão, de forma indissociada. Desejo que todos possam ter a percepção da riqueza do que é desenvolvido pela UFRJ, sobre a importância da universidade gratuita e que o Simpósio possa mostrar a importância da interação da universidade com a sociedade.” Também participaram do evento, o professor Jerson Lima da Silva, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e a professora Débora Henrique da Silva Anjos, Coordenadora de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. Todos enviaram mensagens, previamente gravadas, de apoio ao evento.

O Professor Jerson Lima ressaltou o apoio da Faperj durante a pandemia da COVID-19, com editais liberando recursos de mais de 300 milhões de reais em bolsas e auxílios. Esses editais e fomentos foram destinados a diversas frentes, como: produção de respiradores, desenvolvimento de vacinas, acompanhamento de pacientes, entre outras. A professora Débora Anjos explicou como a Extensão auxilia nas demandas do CCS, citando, por exemplo, o auxílio às demandas nas questões da educação, saúde, segurança alimentar e atenção primária. Ela finalizou dizendo que temos que valorizar o conhecimento de todos.

Seguindo a apresentação das mensagens de vídeo, fizeram uso da palavra o prof. Gunnar Taets, substituto eventual da Coordenação de Extensão do Centro Multidisciplinar de Macaé, a Diretora Geral, à época eleita, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), profª Cintia Monteiro de Barros, o prof. Francisco de Assis Esteves, fundador do Instituto Nupem e homenageado ao final da solenidade de abertura. O Diretor Geral, prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, em missão no exterior, também participou por  mensagem de vídeo.

Profa. Cintia Monteiro de Barros, Prof. Francisco Esteves, Prof. Paulo Gustavo, Profa. Magdalena Rennó e Prof. Gustavo Camargo

Após a solenidade de abertura, aconteceu a palestra do Prof. Paulo Gustavo da Silva, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (Mossoró/RN) intitulada “A importância da extensão na construção e no desenvolvimento da UFRJ”. Durante o evento aconteceram várias atividades, como palestras e mesas redondas, comandadas pelos professores Gustavo Vaz de Mello Guimarães, Gustavo Arantes, Leonardo Moreira e Keity Jaqueline Chagas Vilela Nocchi, além de diversas salas temáticas com apresentações de ações de extensão de Macaé e região.

Segundo a Profa. Magdalena Rennó, Diretora Adjunta de Extensão, coordenadora do evento, “a troca de ideias e a vivência que antecedeu o Simpósio, assim como, durante o mesmo, foi de muita troca de informações. Pode-se evidenciar as diferentes ações que aconteceram durante a pandemia e também a alegria dos participantes em estar em um evento de forma presencial, depois de tanto tempo. A equipe da Direção Adjunta de Extensão do Instituto considera que o evento foi um sucesso e deseja que seja o primeiro de muitos outros. Terminamos a nossa jornada agradecendo a participação de todos.”