Você está visualizando atualmente Comemorando o Dia Internacional da Mulher: uma reflexão sobre a liderança feminina no Nupem

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data relevante para ponderar sobre as conquistas das mulheres na sociedade e, particularmente, na ciência. Ainda há muito a ser realizado para garantir a equidade de gênero na academia, mas no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), temos mulheres dedicadas e talentosas que lideram projetos relevantes e contribuem para a formação de novos cientistas.

Entre essas mulheres, o pioneirismo da Professora Doutora Cíntia Monteiro de Barros, primeira diretora empossada no mencionado instituto, que recebeu Moção de Aplausos por sua contribuição no combate ao COVID-19 em Macaé e é Cientista do Nosso Estado (CNE/ FAPERJ). Também possibilitou a composição de 50% das diretorias adjuntas por mulheres: Lísia Mônica Gestinari (D.A. Pesquisa), Giuliana Leal (D.A. Assuntos Comunitários), Paula Abreu (D.A. Pós-Graduação), Elane Ribeiro (D.A. Pós-Graduação – Suplente) e Celia Quintana (D.A. Extensão – suplente).

Essas pesquisadoras, dentre outras mulheres que representam o corpo social do Nupem, são exemplos de como a equidade de gênero pode ser promovida na ciência. Elas lideram projetos relevantes, formam novas gerações de cientistas e contribuem para a construção de um ambiente de pesquisa inclusivo e colaborativo.

O engajamento das alunas e servidoras da universidade pública de qualidade é fundamental para o crescimento do Nupem e para o avanço da ciência. As alunas também podem contribuir diretamente para a produção de conhecimento e para o solucionar os desafios enfrentados pela sociedade, por meio de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de pós-graduação. A presença das mulheres em cargos de liderança na administração pública da universidade certamente inspira outras mulheres a buscar posições de destaque na instituição.

Neste Dia Internacional da Mulher, é importante celebrar as conquistas das mulheres na ciência e reforçar o compromisso com a promoção da equidade de gênero em todas as áreas da sociedade. O Nupem/UFRJ, com suas pesquisadoras destacadas e comprometidas com a produção de conhecimento e a formação de novos cientistas, é um exemplo de como isso pode ser alcançado.