No dia 06 de novembro, em reunião do Conselho Universitário, instância decisória superior da universidade, foi aprovada a criação do Curso de Graduação em Biomedicina a ser instalado no Nupem e já estará na lista de opções do SISU 2026.
Para a diretora geral do Instituto, Profª Cintia Monteiro de Barros, “representa um passo estratégico e muito aguardado para a Região Norte Fluminense. Além de atender a uma demanda reprimida regional, o curso fortalece o compromisso do NUPEM/UFRJ em interiorizar suas atividades proporcionando qualidade no ensino, pesquisa e extensão.”
Para a presidente da Comissão de Criação do PPC – Projeto Pedagógico do Curso – da Graduação em Biomedicina do Nupem, profª Daiana Vieira Lopes, “o curso de Biomedicina no Nupem foi pensado e construído com muito carinho e dedicação, para formar profissionais generalistas, que possam atuar dentro das diversas habitações previstas. Me sinto muito feliz e orgulhosa por estar à frente dessa comissão. E como Biomédica formada pela UFRJ, considero-me uma das muitas ‘filhas de Minerva’ [Deusa romana da sabedoria e símbolo da UFRJ] e sei o quanto esse curso será importante para a comunidade de macaense e do entorno. Um curso para o Nupem, pensado por docentes do próprio Instituto, para o crescimento da Universidade e sociedade local.”
Serão oferecidas 20 vagas anuais e o curso formará biomédicos generalistas, mas que poderão se habilitar nas áreas de Histotecnologia, Biologia Molecular e Estética.

