CONHECIMENTO DE ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS E DE INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EXISTENTES EM MUNICÍPIOS DA BACIA DE CAMPOS- RJ

sobre a obra

O Projeto “Pólen” de Educação Ambiental foi elaborado para proporcionar espaços de discussão e encaminhamento da gestão de impactos socioambientais identificados na Avaliação de Impactos Ambientais inerente ao processo de licenciamento ambiental da Atividade de Ampliação do Sistema de Tratamento e Escoamento da Fase 2 do Campo de Marlim, por meio do FPSO P-47, e da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá, por meio do FPSO Espadarte, localizados na Bacia de Campos. 

O projeto tem como objetivo promover condições para que diferentes pessoas representantes da sociedade civil ou da esfera estatal dos municípios construam e resgatem saberes significativos, metodologias e valores necessários numa prática dialógica para: i. fortalecimento da autonomia individual e coletiva necessárias à organização e ao progresso e controle social; ii. compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais, suas causas, seus efeitos e suas inter-relações; iii. o desenvolvimento de ações mobilizadoras junto às comunidades que contribuam para o encaminhamento de questões ambientais. Para isso, foram pensados processos formativos como cursos de formação de educadores ambientais e de princípios em gestão ambiental voltados para professores e técnicos, representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Educação e também lideranças locais da sociedade organizada de municípios da região dos lagos e norte-flumine nse participantes do projeto, e a implantação de pólos de Educação Ambiental nos municípios.

Detalhes

Reinaldo Luiz Bozelli Biólogo, Alexandre Ferreira Lopes Biólogo, Laísa Maria Freire dos Santos (organizadores)

O SEu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade