CERIMÔNIA UNIFICADA RECEBE NOVOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Você está visualizando atualmente CERIMÔNIA UNIFICADA RECEBE NOVOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Em primeiro plano na plateia, prof. Fábio Di Dário, Flavia Mury e Francisco Esteves. Mesa com os coordenadores dos cursos de pós-graduação

A Diretoria Adjunta de Pós-Graduação do Nupem organizou, no dia 12 de setembro, aula inaugural dos cursos de Ciências Ambientais e Conservação (CiAC), Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (MCF), Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (ProASD), Produtos Bioativos e Biociências (ProdBio) e Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do NUTES. O evento também contou com a participação do professor e psiquiatra Joelson Tavares, que ministrou a palestra “Saúde Mental Pós Pandemia”.

As boas-vindas foram iniciadas pelos professores Fábio Di Dario, Diretor Geral em exercício, e Paula Abreu, Diretora Adjunta de Pós-Graduação, ressaltando a expansão de programas de Pós-graduação desde os primeiros cursos (CiAC e ProdBio) criados em 2011 e a importância da integração entre os vários programas do Nupem e do Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé e a parceria com o NUTES.

Já a técnica em Assuntos Educacionais Marla Belarmino, representando as secretarias dos Cursos, ressaltou a importância de se pesquisar as informações dos Programas nos sites e ter atenção aos comunicados enviados por e-mail. Afinal “os pós-graduandos estão fazendo uma formação em pesquisa e por isso pesquisar é fundamental, não só para preparação das teses e dissertações, como também para conhecer as normas dos Programas e atos acadêmicos.”

As falas dos coordenadores de cursos foram curtas e esclarecedoras. A prof. Ana Petry, coordenadora do PPG-CiAC se colocou à disposição de todos, assim como a prof. Manuel Leal, eleita para a coordenação do PPG-MCF em julho. O prof. Maximiliano Sangoi – PPG-ProdBio – apresentou as linhas de pesquisa, localização dos laboratórios e os docentes que compõem o programa. O prof. Jackson Menezes (ProASD) destacou a diversidade dos aprovados, entre eles médicos, engenheiros e professores. “Por conta das atividades laborais, aulas e atividades do programa são na maioria noturnas”. Já o prof. Bruno Monteiro, representando a coordenação do PPGECS comentou sobre docentes de Macaé que fazem parte do programa e que com esta turma fora de sede é possível realizar o mestrado na área de ensino sem se deslocar para o Fundão.

O destaque do evento foi a participação do professor do Curso de Medicina da UFRJ Macaé e psiquiatra macaense Joelson Tavares (foto acima). Apesar do tema escolhido ser “A Saúde Mental Pós Pandemia”, a fala foi bastante informal e bem-humorada, dando destaque às ansiedades inerentes à vida em sociedade. Ao final, no momento das perguntas, foram feitos questionamentos até mesmo de alunos da Graduação e prof. Joelson garantiu que “devemos seguir o conselho de Zeca Pagodinho, ‘deixe a vida nos levar’, que, com certeza, seremos mais felizes”.

A Aula inaugural conjunta foi finalizada por uma confraternização, quando todos puderam se conhecer melhor.