Você está visualizando atualmente Alunas da Biologia do Instituto NUPEM/UFRJ elaboram Jogo Didático com distribuição gratuita

Em momentos de pandemia, nada como receber uma notícia que pode alegrar um pouco nossos corações: o jogo “ZooTrunfo Espaço Ciência NUPEM/UFRJ”, que pode ser acessado gratuitamente aqui, acaba de ser lançado!

Esse jogo foi elaborado pelas estudantes de Biologia e monitoras do Projeto Espaço Ciência Isabelle Chagas Vilela Borges e Ligia Salgado Bechara, contando também com a contribuição das pesquisadoras Patrícia Luciano Mancini e Bruna Pagliani, além dos Profs. Pablo Rodrigues Gonçalves e Fabio Di Dario, coordenadores do Projeto.

O Espaço Ciência é um museu contemporâneo localizado no Instituto NUPEM/UFRJ, que atua na promoção da divulgação científica através da educação ambiental em temas que envolvem a biodiversidade e conservação do Norte Fluminense. A exposição conta com um acervo composto por mamíferos terrestres e aves taxidermizadas, artrópodes fixados e réplicas bastante realistas de um tubarão anequim com quase três metros de comprimento e uma toninha, um mamífero marinho ameaçado de extinção que ocorre na região. O público-alvo principal do Projeto são estudantes e educadores dos ensinos fundamental e médio, que são guiados durante a visita por monitores dos cursos de graduação em Biologia oferecidos no NUPEM/UFRJ.

Antes da pandemia, o Espaço recepcionava dezenas a centenas de alunos e professores da rede pública e privada de Macaé e região todas as semanas. Diante da situação atual que impõe o isolamento social, a equipe do projeto fornece uma alternativa de diversão e aprendizado com base no acervo expositivo do Espaço Ciência, que pode ser acessado diretamente das nossas próprias casas!

O “ZooTrunfo Espaço Ciência NUPEM/UFRJ” é composto por 16 cartas que contém características e ilustrações sobre os animais representados no Espaço Ciência, para serem impressas e montadas em casa. Com esse jogo, pretendemos promover a aproximação da população com a diversidade biológica, de modo a desenvolver uma maior sensibilização ambiental e ecológica de um jeito fácil e divertido!

Confira o jogo através dos links abaixo:

Página da Editora NUPEM/UFRJ: http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades/1381-materiais-educativos

Baixe o jogo aqui: https://www.researchgate.net/publication/351523794_ZooTrunfo_do_Espaco_Ciencia_NUPEMUFRJ

Texto elaborado por Ligia Salgado Bechara, Isabelle Chagas Vilela Borges (alunas do oitavo período do bacharelado em Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ), com contribuições dos demais participantes do projeto.

IMAGEM CAPA
Capa do jogo “ZooTrunfo Espaço Ciência NUPEM/UFRJ”
IMAGEM 1
Vista geral do “Espaço Ciência NUPEM/UFRJ”. Foto: Pablo Gonçalves.