Acervo de modelos zoológicos do Espaço Ciência do NUPEM-UFRJ se transforma em artigo com autoria de formando em Ciências Biológicas e é publicado em uma Revista Internacional de Inovação em Educação

O uso de metodologias inovadoras e alternativas, como a modelagem zoológica, são ferramentas que podem contribuir para um grande interesse no estudo da zoologia, além de serem potenciais como estratégia de educação e sensibilização ambiental na sociedade. Graduandos do curso de Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ são incentivados a trabalharem modelagem zoológica e, ao longo dos anos, têm sido criados diversos modelos que foram incorporados no acervo do Espaço Ciência. Esse material alternativo disponibiliza modelos de animais invertebrados para uso em práticas ambientais. O primeiro autor do artigo, o formando em Ciências Biológicas Caio Henrique Cutrim comenta “neste estudo, mostramos que a modelagem zoológica desempenha um papel importante no processo de ensino-aprendizagem de alunos de graduação em Ciências Biológicas e na conexão das práticas de ensino com as atividades de extensão ambiental”. Os autores avaliaram o papel dos modelos zoológicos no processo de ensino-aprendizagem através de 22 modelos zoológicos que representam animais dos Filos Arthropoda, Mollusca, Cnidaria e Echinodermata, onde foram abordados aspectos da morfologia externa e interna, ecologia, comportamento e ciclo de vida. O processo de percepção, viabilidade e assimilação da construção dos modelos zoológicos foi analisado por meio de entrevistas com 40 alunos de graduação e com 100 crianças e adolescentes que formam o público-alvo das oficinas regularmente realizadas no Espaço Ciência da NUPEM/UFRJ. Ainda, segundo Caio Henrique Cutrim: “a utilização dos modelos em atividades educacionais é eficiente, pois desperta a curiosidade, permite a disseminação do conhecimento científico sobre a importância da conservação da biodiversidade e também auxilia a mudar os equívocos que podem existir sobre alguns grupos de animais. Além disso, permitem a difusão de seus serviços ecossistêmicos essenciais para a conservação da biodiversidade”. O trabalho foi publicado em uma importante Revista Internacional na área de Educação: International Journal of Educational Research and Innovation e é intitulado: “Three-dimensional modeling as a methodological innovation for teaching zoology and environmental education”

Acesse o PDF completo do artigo: