ABERTURA DA 12ª SIAC MOVIMENTOU CIDADE UNIVERSITÁRIA

  • Autor do post:
Você está visualizando atualmente ABERTURA DA 12ª SIAC MOVIMENTOU CIDADE UNIVERSITÁRIA
Da esquerda para a direita: Prof. Thiago Gomes, Profa. Raquel Silva, Prof. Cláudio Luiz Lourenço, Profa. Danielle Marques, Profa. Cíntia Barros, Profa. Kelse Tibau e Prof. Leonardo Cinelli

A 12ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc) teve início no dia 29 de maio de 2023 e a solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, convidados externos e Diretores das Unidades do Campus UFRJ Macaé Professor Aluísio Teixeira.

A Diretora Geral do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem-UFRJ, Dra. Cíntia Monteiro de Barros, esteve presente à mesa solene, juntamente com os diretores dos Institutos do Centro Multidisciplinar de Macaé:  Profa. Kelse Tibau, Diretora do Instituto de Alimentação e Nutrição;  Prof. Leonardo Paes Cinelli, Diretor do Instituto de Ciências Farmacêuticas; Prof. Cláudio Luiz Lourenço, Vice-Diretor do Instituto de Ciências Médicas; Profa. Raquel Silva de Paiva, Diretora do Instituto de Enfermagem;  Profa. Danielle Marques de Araujo Stapelfeldt, Vice-Diretora do Instituto Multidisciplinar de Química e Prof. Thiago Gomes de Lima, Diretor do Instituto Politécnico.

Prof. Vinícius Albano, Profa. Cíntia Barros e Profa. Lísia Gestinari

Profa. Cíntia agradeceu o convite e os organizadores da SIAc, principalmente os professores Vinícius Albano e Lísia Gestinari, respectivamente diretores adjuntos de Extensão e de Pesquisa do Nupem, que estruturaram e promoveram o evento. A Diretora relembrou sua participação, ainda como aluna, da Jornada de Iniciação Científica Giulio Massarani, que tradicionalmente ocorria no Campus Fundão e era voltada somente à Iniciação Científica, vindo a agregar, posteriormente, manifestações artísticas e culturais. Profª Cíntia relatou que, em 2009, quando sua primeira edição ocorreu em Macaé, o evento passou a avaliar também trabalhos de extensão acadêmica, vocação do Campus Macaé, coordenado pela profª Christine Ruta, com primeiras edições ocorrida no Nupem, formato que perdura até hoje. A Diretora finalizou exaltando a felicidade de estar presente no evento em toda as fases de sua trajetória acadêmica: estudante, docente e diretora geral do Nupem; e aconselhou os estudantes a aproveitarem ao máximo a participação nessas agendas de divulgação científica.