Você está visualizando atualmente A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) marca presença no campo da formação de professores de Macaé!

O programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ comemora quatro anos de sucesso da interiorização de suas atividades em Macaé. Iniciado em 1996, o PPGECS é o primeiro e único programa de pós-graduação da UFRJ na área da Educação em Macaé. Com o apoio do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/ UFRJ), parceiro do NUTES em diversas iniciativas no campo da Educação, o PPGECS oferece cursos de mestrado acadêmico e doutorado voltados para a formação de pesquisadores duplamente comprometidos com a produção de conhecimento científico e com a melhoria da Educação em Ciências e Saúde.

A oferta de turmas do PPGECS em Macaé é uma importante oportunidade de formação de pesquisadores e educadores na cidade de Macaé e região. Além de professores do Instituto Nutes, são credenciados no PPGECS professores que atuam no Centro Multidisciplinar da UFRJ e no Instituto NUPEM/UFRJ. Os professores Dr. Bruno Monteiro, Dr. Leonardo Moreira, Dra. Paula Abreu, Dra. Rute Costa, Dra. Fernanda Antunes e Dr. Nilcimar Souza atualmente orientam 14 professores de Macaé e região, que desenvolvem sua pós-graduação no PPGECS. Estes se somarão aos 10 mestres e dois doutores já titulados desde o início das atividades do Programa em Macaé em 2018.

Outras atividades em andamento incluem projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPQ, CAPES e FAPERJ, eventos de pesquisa e de formação continuada – como a Jornada de Pós-Graduação do NUTES, o Simpósio de Pesquisa NUPEM/UFRJ, a Semana de Integração Acadêmica SIAC-UFRJ e cursos e oficinas em parceria com Centro de Formação Professora Carolina Garcia – CFCG. A parceria tem proporcionado aos mestrandos, doutorandos, alunos de iniciação científica e de extensão, e educadores da região,a participação em projetos, grupos de pesquisa, a publicação conjunta de artigos científicos em periódicos de relevância científica e o desenvolvimento de materiais didáticos, entre outras ações.

Obs: fotos do período pré-pandemia.

Seminários de Pesquisa da turma de Mestrado em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/ UFRJ). Local: NUPEM/UFRJ – Macaé