A NUPEM EDITORA APRESENTA NOVOS LANÇAMENTOS DE LIVROS

  • Autor do post:
Você está visualizando atualmente A NUPEM EDITORA APRESENTA NOVOS LANÇAMENTOS DE LIVROS

É com grande satisfação que a NUPEM Editora apresenta novos livros com temáticas diversas e de autoria ou organização de professores da UFRJ e de outras instituições de ensino públicas como UNIRIO e UFJF.

Divulguem e boa leitura

GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS

Boaspraticas_capa

Esse livro sob coordenação da Profa. Ingrid Annes Pereira e de discentes do curso de Nutrição do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé é um guia técnico na área de segurança dos alimentos e boas práticas de higiene para apoio e consulta para os profissionais da área, a partir de uma linguagem simples e educativa para facilitar a incorporação do conhecimento nas práticas do dia-a-dia no ambiente de trabalho e domiciliar. De acordo com a coordenadora a promoção da higiene alimentar é a chave para o sucesso na redução dos riscos de contaminação dos alimentos e prevenção da transmissão de doenças aos consumidores.

CRIANDO DESDE EL SUR – ECOFEMINISMO – SOBERANIA ALIMENTAR – RACISMO AMBIENTAL

 

Criando Desde El Sur

O livro é fruto de um curso de extensão em Educação Ambiental de Base Comunitária e Ecologia Política na América Latina organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur/UNIRIO). Os capítulos buscam compartilhar as produções e reflexões sobre o campo da Educação Ambiental, fortalecendo a formação de ambientalistas, educadores formais e não-formais, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais, coletivos de estudantes etc., sempre alinhado à perspectiva crítica latino-americana.

AGROECOLOGIA ESCOLAR: QUANDO PROFESSORES/AS E AGRICULTORES/AS SE ENCONTRAM

Esse livro organizado pelas professoras Angélica Cosenza, Camila Neves Silva, Emanuelle dos Reis do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como ponto de partida, uma pesquisa nacional realizada em 2006 pelo Ministério da Educação apontou que, entre um total de dezessete temáticas abordadas pelas escolas brasileiras em ações de Educação Ambiental, as Hortas Escolares apareceram em sexto lugar na listagem. Indagadas sobre o que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental, o tema mais destacado na pesquisa foi a questão da água, logo seguido pela questão do lixo e reciclagem. Constata-se que as Hortas Escolares estão presentes nas ações da Educação Ambiental escolar; e estar entre os principais temas no topo da lista, por si só, atesta que é fato que as Hortas Escolares são uma realidade em muitas escolas no país.

ATLAS FOTOGRÁFICO DE ANATOMIA HUMANA – 1ª EDIÇÃO

Atlas Capa

O Atlas Fotográfico de Anatomia Humana foi produzido docentes e discentes do curso de Medicina do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé a partir do acervo do Anatômico, com objetivo de auxiliar no estudo da Anatomia Humana. A Anatomia Humana é uma disciplina de base para os profissionais de saúde, que permite que os estudantes comecem a estruturar seus conhecimentos, que servirão como âncoras para novos saberes ao longo da formação. Para que a aprendizagem seja significativa, a presença de pontos para desenvolver e conectar com saberes prévios é essencial e a Anatomia, no início dos cursos de saúde, é uma produtora de pontos de ancoragem. 

ALMANAQUE ECOSSOCIALISTA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

O Almanaque Ecossocialista de Práticas Educativas é uma produção do coletivo de extensão e pesquisa EAPEB/UFRJ (educação ambiental com professores da escola básica) junto às escolas e docentes parceiros.  Seu objetivo principal é compartilhar práticas de educação ambiental crítica e ecossocialista com professoras, professores, escolas, estudantes e todos que se interessarem pela temática, a partir dos quais, novas práticas surjam, num eterno tecer de histórias e memórias da educação ambiental em espaços formais e não formais de educação. Para fins didáticos, o Almanaque está dividido em temas que dialogam entre si: água, consumo/lixo, alimentação e território, como questões que abordam nossas ações de pesquisa e extensão, sendo centrais para a educação ambiental na escola e fora dela.

Também está disponibilizado no site da NUPEM Editora o “PLANO LOCAL DE RETORNO GRADUAL DAS AULAS PRÁTICAS NA GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NUPEM/UFRJ